Após a morte de Steve Jobs, não foram poucos os comentários sobre seu legado, sobre o quanto ele mudou o mundo, sobre o exemplo que deixou de criatividade e perseverança.

Penso que todos nós podemos nos inspirar nele, no sentido de ir em busca de nossa verdadeira paixão. Ele criou a Apple em sua garagem, e disseminou a ideia de um computador pessoal em cada lar – o que hoje já é um computador pessoal para cada pessoa do lar.

O fato é que, quando a empresa já era grande e bem posicionada no mercado, ele foi demitido pelo diretor que ele mesmo contratou. Saiu de lá, fundou a Pixar e também mudou nossa forma de vermos desenho quando lançou “Toy Story”. De lá pra cá, o desenho animado nunca mais foi o mesmo.

E após, fundou a Next, que acabou sendo comprada pela Apple, quando de fato ele retorna para a empresa que fundou e retoma seu cargo de CEO.

Suas características são inegáveis : criatividade, design e simplicidade na inovação dos produtos. Perseverança, liderança, paixão em sua conduta de vida. Tudo isso é inspirador. Tudo isto mudou nossa forma como lidamos com o mundo. Mas esta adoração é realmente justificável ?

Betinho trabalhou pela erradicação da fome no Brasil e não teve tantos seguidores. Madre Teresa trabalhou pela Paz e Igualdade, e em seu falecimento, não notei tamanha comoção mundial com sua ausência.

Vale lembrar que Steve Jobs não tinha um gênio fácil. São muitos os comentários de que ele minimizava e ridicularizava as pessoas com quem trabalhava, simplesmente por elas não serem tão brilhantes quanto ele !

O que quero dizer é que MUITAS pessoas podem nos inspirar, não só as famosas e que entram em nossas casas através de uma enorme campanha de marketing.

Seu pai, sua mãe, foram e talvez ainda sejam seus heróis. Você pode ter tido uma professora que mudou sua vida, ou um amigo que te colocava lá em cima quando todos não acreditavam mais em você.

Vamos sempre lembrar das pessoas ao nosso redor, do quanto elas foram e são importantes para nós. E também – e isto é o mais importante – do quanto também podemos fazer a diferença para as pessoas ao nosso redor. Do quanto podemos inspirar nossos filhos, alunos, amigos, vizinhos… que nosso exemplo e conduta de vida podem fazer uma enorme diferença, mesmo que nem notemos isto.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest